Agência Broadcasting Ruanda (RBA) é uma emissora pública ruandesa promulgada pela Lei N ° 42/2013 de 16/06/2013
A lei estabeleceu uma nova instituição de ORINFOR exercício Rwandais d'Information (propriedade do governo desde 1963) para uma agência pública focada em fornecer um nível de excelência e serviço no setor de radiodifusão.
Desde sua criação em 1963, ORINFOR (Office Rwandais d'Information) foi uma emissora estatal, com um mandato de ser um canal de governo através do qual suas necessidades e ideologia foram comunicados aos cidadãos Considerando o poder que a mídia exerce sobretudo na mobilização da comunidade, o Governo antes de 1994 utilizado Oinfor (TV, rádio, imprensa) para divulgar sua propaganda e, portanto, desempenhou um papel negativo no genocídio de 1994 contra os tutsi.
Depois do genocídio, havia uma necessidade irreversível para estabelecer uma instituição nova, que iria satisfazer as necessidades e interesses do público em geral, concentrando-se nas questões que afetam os cidadãos em vez de ser um estado alto-falante!
Ao longo dos anos, ORINFOR tinha sido associada com uma cultura de ineficiência e ao público em geral estava ansiando por uma nova instituição com um novo mandato
Esta foi efectuada em 2013, quando a lei para estabelecer RBA foi entregue. RBA seria um radiodifusor público trabalhando de forma independente como uma voz do público.
Missão
Para segurar um espelho para a sociedade de Ruanda e ser uma janela para um futuro progressista, fazendo conteúdo que diverte, educa e inspira
Visão
Para ser o digital líder, emissora de serviço público na Região, conectando pessoas, lugares, líderes e comunidades